Ilusões de ótica: cores que enganam


É oficial: não dá pra acreditar 100% no nosso cérebro. Ilusões de ótica como as listadas abaixo são criadas pela forma como o olho forma imagens e percebe cores, mas também se devem a “tilts” do cérebro. Há ainda as brincadeiras geométricas e os truques de perspectiva que enganam nossos olhos e a nossa mente. Veja 5 exemplos:

Seu cérebro te convence que o quadrado A é muito mais escuro que o B, mas na figura da direita você pode comprovar que são iguais.

--------------------
Tem a certeza que a peça central da cruz do lado esquerdo é azul?
Tem a certeza que a peça central da cruz do lado direito é amarela?
ilusoes optica otica optical illusions Se tinha a certeza, saiba que está errado. Incrivelmente são ambas da mesma cor - cinzenta - como poderá comprovar se olhar para cada uma das peças centrais tapando todas as que estão à sua volta.

--------------------
  Todos os losangos são exatamente iguais ainda que seu cérebro se empenhe em enviar informação enganosa.
 
--------------------

 Neste caso cada retângulo azul também está em gradiente -esquerda à direita- de maneira que os vemos totalmente diferentes salvo que eliminemos os limites. Este efeito, relacionado com um fenômeno denominado inibição lateral, prova de novo que nosso cérebro é bom detectando os limites das formas mas um pouco torpe com as mudanças de tonalidade.

--------------------


Acredite: nesta espiral, o “verde” e o “azul” são a mesma cor. O que acontece é que o nosso olho percebe as cores uma em relação às outras. Como as litras são muito fininhas, essa comparação “confunde” o tom de verde.

E você, ficou surpreso? Comente!
Compartilhe este conteúdo:

0 Comentários - Comente!:

Postar um comentário

MAIS LINKS (passe o mouse sobre eles)

>